Stefan Sagmeister: Life so far

O designer austríaco Stefan Sagmeister.

O designer austríaco Stefan Sagmeister.

Associar a palavra  “lenda” a Stefan Sagmeister não é forçar a barra. Esse designer austríaco recebeu praticamente todos os prêmios internacionais, junto com um Grammy por seu design do box do Talking Heads (e 5 outras indicações). Além disso, possui clientes que vão desde Lou Reed e os Rolling Stones, até a HBO e o Museu Guggenheim. A lista de feitos e conquistas é interminável. Mas ao invés de dar esse foco para a entrevista, a Behance Magazine sentou e conversou com Sagmeister para ouvir diretamente da boca de gênio sobre manter o escritório pequeno, ter uma abordagem humana e até lições de vida.

A maioria das empresas compara sucesso a crescimento; da mesma forma que cinturas mais fartas eram sinal de prosperidade em tempos antigos, o tamanho torna-se um indicador de prosperidade. Mas Sagmeister acredita que manter o escritório pequeno tem sido o segredo para manter sua integridade como designer e continuar a fazer as ideias acontecerem. Ele explica, “A sabedoria convencional no nosso negócio é que você deve crescer e continuar se movendo para sobreviver. Nós nunca crescemos, sempre nos mantivemos pequenos, e isso nos serviu muito bem ao longo dos anos, permitindo que nós prospectássemos e escolhessemos projetos mantendo nossa independência financeira dos clientes. Nós possuímos uma boa trajetória, porque escolhemos os projetos cuidadosamente. A maioria das nossas ideias acontece, porque perdemos mais tempo antes da execução do projeto, do que sofrendo depois para recuperar tempo perdido.

São muitos os observadores que permanecem saturados pelos visuais mecanizados que estão por aí – uma abordagem mais humana soava como uma alternativa inteligente.

Essa filosofia enxuta e ágil de negócio muito provavelmente contribui para a coragem de Sagmeister de bancar tendências e mudar sua companhia na direção oposta de onde o design está mudando. Ele conta, “No começo dos anos 1990, quando surgiu um revival do modernismo e muitos designers optaram por um design frio e pretensioso, ir na direção contrária nos pareceu uma reação natural. Minha sensação era a de que são muitos os observadores que permanecem saturados pelos visuais mecanizados que estão por aí – e uma abordagem mais humana soava como uma alternativa inteligente.”

Mas mesmo os visionários precisam de um pouco de disciplina em suas vidas, e o Sagmeister Inc. não está acima de procedimentos simples de organização: “Nós não procrastinamos e geralmente começamos a trabalhar no projeto imediatamente. Nós controlamos o tempo de produção e mantemos tabelas de fluxo.”

Apesar de citar um compilado fascinante de referências externas, Sagmeister prova que muitas vezes as melhores ideias são geradas a partir de uma fonte muito próxima – nós mesmos. No caso de Sagmeister, foi seu próprio jornal que espalhou sua notoriedade, provando que profissionais não devem se envergonhar de deixar o trabalho mais pessoal. Ele conta, “De longe, o projeto mais interessante que me envolvi nos últimos anos é uma série de trabalhos tipográficos inspirada em uma lista do meu diário chamada Things I have learned in my life so far (Coisas que aprendi na vida até agora).”

Cada uma dessas peças foi publicada, e até agora foram veiculadas em outdoors franceses e portugueses, um anuário japonês, em um canal de TV alemão, em revistas austríacas e em outros lugares. A série foi influenciada pelo meu avô (que estudou pintura de placas, e eu cresci com muitas de suas peças de sabedoria pela casa), pela artista americana Jenny Holzer, e também os anúncios rústicos de madeira disponíveis em lojas de turista em minha cidade natal em Bregenz, na Aústria.

Outros trabalhos de Sagmeister.

Trabalhos de Sagmeister.

Traduzido por SAIBADESIGN. Disponível em: http://the99percent.com/articles/5723/stefan-sagmeister-life-so-far. Acesso em 13 ago. 2010.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s