Top 15 – Stop motion na web

O stop motion é uma das técnicas mais antigas do cinema para animar bonecos, marionetes entre outros seres inanimados.

Com a popularização de computadores e câmeras fotográficas digitais, o stop motion se tornou uma técnica de animação acessível, utilizada inclusive por grandes agências e empresas. O SAIBADESIGN reuniu nesse post os 15 vídeos essenciais no repertório de um aspirante da técnica.

1. O videoclipe do músico israelita Oren Lavie, Her Morning Elegance, dirigido por Yuval & Merav Nathan. O vídeo mostra uma a atriz Shir Shomron na cama, durante um sonho.

2. O comercial da Smart Technologies mostrando as possibilidades da tecnologia touch screen.

3. Comercial PEN Giant da Olympus, dirigido por Takeuchi Taijin. Para este filme foram feitas 355 fotografias, impressas em tamanho de outdoor e depois foram fotografadas novamente. Sensacional.

4. T-shirt war. Projeto realizado por dois amigos. Eles  trocaram de camisetas cem vezes cada um, tirando fotos individuais de cada camiseta. As estampas são reais e feitas para cada frame da animação.

5. Anúncio do Parque da Disney para inscrições de voluntários.

6. Parkour em stop motion honesto por Serene Teh e Noel Lee.

7. Vídeo promocional da BBC sobre a revolução virtual.

8. Sorry I’m late. Um curta de Tomas Mankovsky (Blink) e trilha de Keith Kenniff. Lembra um pouco o clipe do Oren Lavie, mas é bastante criativo.

9. Deadline – post-it stop motion. Stop motion feito com post-it. Dirigido por Bang-yao Liu e música do Röyksopp.

10. Guitar: impossible. De autoria do famoso da internet – e brasileiro – Mistery Guitar Man, que além de pagar as contas com seu canal do youtube,  ajudou a editar a T-Shirt War, comercial feito pela coca-cola e mc donalds a partir do primeiro vídeo da guerra de camisetas.

11. Sony Bravia e seus coelhinhos de massinha. Direção de arte fantástica assinada pala agência Fallon.

12. Grafite em stop motion, uma empreitada faraônica e ousada do grafiteiro Blu.

13. Game over, de PES. Projeto que faz paródias de clássicos do arcade. Asteroid, Pacman e Space invaders estão incluídos no vídeo.

14. Piano Light Painting. A sincronia deixa a desejar, mas entra na lista pela perseverança e conceito. O enredo é um fantasminha feito de luz tocando piano.

15. Clipe da banda Rymdreglages, 8-bit trip. Foram 1500 horas de produção, entre animar legos e fotografá-los. É a típica viagem geek de lego – e não podia faltar aqui.

Se você conhece um vídeo feito em stop motion que merecia estar na lista, escreva para o SAIBADESIGN. Novas listas serão adicionadas em um futuro próximo. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s