Gerenciando cores: Perfil ICC

Máquinas diferentes reproduzem cores de forma diferente. Se convertermos uma foto capturada em modo RGB para CMYK nas configurações automáticas dos programas que lidam com cor e imagem, ocorrerá cliping, que é a perda ou troca dos dados coloridos da imagem. Isso ocorre porque cada sistema de reprodução de cores possui uma variedade maior ou menor que a outra.

O perfil ICC foi criado para corrigir a cor e permitir que ela fique o mais próximo possível da original.

Um Perfil ICC pode ser instalado no computador para gerenciar a cor com mais precisão.

O perfil ICC foi criado para corrigir a cor e permitir que ela fique o mais próximo possível da original. Elaborado por fabricantes de produtos voltados para imagem digital, como Apple, Adobe, Fuji, Microsoft etc., o perfil ICC (International Color Consortium) armazena uma série de informações, como: tintas, substrato, umidade, resolução, reticulação, calibração, papel etc.

(…) Um perfil ICC é um arquivo que descreve as capacidades e limitações dos dispositivos que geram cor. Ele pode ser usado em conjunto com a tecnologia ColorSync da Apple e aplicações como (…) o Adobe Photoshop para corrigir imagens de cores, igualar cores tão próximas quanto possível do scanner ao monitor e à impressora e provas, e também simular a aparência de imagens de máquinas impressoras. (…)

Não se deve esperar uma igualação absoluta entre o monitor (o qual precisa, naturalmente, ser de boa qualidade, não muito antigo, e apropriadamente calibrado) e o perfil impresso. Isto é devido a diferenças físicas entre o monitor e a saída de impressão. Entretanto, quando o impresso é visto sob condição de iluminação padrão de 5000º K a aproximação pode ficar bem maior. (…)

Da mesma forma não deve se esperar uma exatidão absoluta entre a prova de contrato e a impressora digital, devido a diferenças físicas nos suportes e diferenças na tinta e papel usados na impressora. (…) O resultado, entretanto, pode ficar bastante próximo, se a comparação for feita sob condição de iluminação padrão de 5000º K. (…)

Todos os perfis ICC, se construídos apropriadamente, podem ser usados em computadores Mac ou Windows. Sua capacidade para usá-los depende mais das suas aplicações do que do sistema operacional. (…)

Disponível em: <http://www.fotografarvenderviajar.com/dicas/o-que-sao-perfis-de-cores-icc&gt;. Acesso: 13 de ago. 2010.

Para saber mais sobre perfil ICC, acesse o website do International Color Consortium.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s