Retratos da essência: Annie Leibovitz

Whoopy Goldberg imersa em uma banheira de leite, Nicole Kidman para a Vogue e Rachel Weisz em campanha da Walt Disney.

Whoopy Goldberg imersa em uma banheira de leite, Nicole Kidman com iluminação onírica para a Vogue em 2003, e Rachel Weisz em campanha da Walt Disney encarnando a personagem Branca de Neve.

As fotos tiradas por Annie Leibovitz são referências na fotografia, principalmente seus retratos para as revistas Vogue, Vanity Fair e Rolling Stone. Responsável pelas fotos oficiais da família da Casa Branca, os Obama, Leibovitz também é conhecida por suas produções faraônicas– quando se trata de tirar fotos, dinheiro não é uma preocupação para Annie e isso quase a levou a falência em 2009.

Quem é fotografado por Annie Leibovitz comenta sobre a capacidade da fotógrafa de se integrar ‘ao grupo’: “ela faz com que os fotografados se sintam à vontade”, diz Yoko Ono – em um determinado momento eles não percebem mais seus cliques.

Foi com a mesma habilidade que ela convenceu Whoopy Goldberg a entrar em uma banheira de leite e John Lennon a sair nu em uma capa com Yoko Ono.

Capas que marcaram a época: Drew Barrymore ao lado de um leão (para o ensaio Beauty and the Beast), Demi Moore grávida e nua, John Lennon e Yoko Ono (fotografados horas antes de Lennon ser assassinado).

Capas que marcaram época: Drew Barrymore ao lado de um leão (para o ensaio Beauty and the Beast), Demi Moore grávida e nua, John Lennon e Yoko Ono (fotografados horas antes de Lennon ser assassinado).

Sua vida pessoal influenciou profundamente seu trabalho. O relacionamento com a escritora, crítica de arte e ativista Susan Sontag mudou o olhar de Leibovitz, que partiu para Sarajevo para fotografar a Guerra da Bósnia.

Fallen Bicycle of Teenage Boy Just Killed by a Sniper (Bicicleta caída de garoto adolescente que acabou de ser morto por um atirador), 1993, de Annie Liebovitz.

Fallen Bicycle of Teenage Boy Just Killed by a Sniper (Bicicleta caída de garoto adolescente que acabou de ser morto por um atirador), 1993, de Annie Leibovitz.

Com a morte de Sontag em 2004, a fotógrafa ficou profundamente abalada, mas não deixou de trabalhar e continua dando o que falar – seja por seu trabalho ou vida pessoal. O documentário dirigido por Barbara Liebovitz, sua irmã, Life through a lens foi produzido pela PBS e pode ser encontrado à venda na internet. Veja o trailer do documentário.

Anúncios

Uma resposta para “Retratos da essência: Annie Leibovitz

  1. Pingback: Imagem da semana: Keith Haring por Annie Leibovitz « SAIBADESIGN·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s