A multimídia está transformando o branding?

A identidade visual feita pelo estúdio de design Pentagram para o Southeastern Center for Contemporary Art (SECCA) mostra uma tendência no branding da era digital. A identidade possui uma qualidade que muitos designers tentam transmitir: o movimento. Literalmente.

O logotipo animado do SECCA, criado pelo estúdio Pentagram.

O logotipo animado do SECCA, criado pelo estúdio Pentagram.

A novidade é que o logotipo é animado. Suas letras, em Monotype Grotesque, passam de um lado para o outro em um eixo horizontal, as vezes esbarrando umas nas outras ou atravessando. O SECCA é um espaço recentemente reformado em Winston-Salem, Carolina do Norte, que não possui uma coleção fixa, ou seja, suas galerias estão em constante fluxo. O logotipo é uma representação inteligente dessa característica. Mas também levanta a questão: será que a multimídia está transformando o branding?

A resposta é “sim” para o sócio da Pentagram Luke Hayman. Hayman liderou o design do logo do SECCA, e ele ressalta que logos em movimento não são novidade. “Meus exemplos favoritos são da MTV e da identidade original da Nickelodeon” diz Hayman. A diferença é que agora “mais empresas mainstream estão começando a tirar vantagem da qualidade que o movimento possui, que é a de seduzir.”

Versão estática da identidade do SECCA.

Versão estática da identidade do SECCA.

Isso faz sentido. O branding está acontecendo no mundo digital. Empresas querem se mostrar como à frente de seu tempo, e explorar a mídia é um jeito inteligente de fazer isso. Gráficos animados, em particular, são uma forma relativamente fácil e barata de fazer seu nome se destacar.

Isso também pode alterar a maneira como os designers abordam o branding. A decisão de mudar o logotipo da SECCA de caixa baixa para caixa alta teve muito a ver com a animação. “Precisávamos de uma letra com formas verticais para tirar vantagem do movimento”, diz Hayman.

Mas nem todos as mídias dão suporte para animações, como é o caso da mídia impressa. Então tudo o que é desenhado para mídias digitais tem que ser traduzido para a mídia impressa. O estúdio Pentagram tentou replicar a dinâmica do logo animado no impresso, variando o espaço entre letras – um cartão de visitas é levemente diferente do outro. “É claro que a melhor forma do logotipo é em movimento,” diz Hayman, “ Sabíamos da importância da presença da identidade visual online.”

Traduzido por SAIBADESIGN. Disponível em: link. Acesso em 16 ago 2010.
Anúncios

Uma resposta para “A multimídia está transformando o branding?

  1. Pingback: A multimídia está transformando o branding? | MXStudio·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s