O design rock n’ roll da revista Ray Gun

Embora o conteúdo de suas páginas não estivesse relacionado com design gráfico, a revista Ray Gun tornou-se uma referência de experimentação em tipografia e layout que influenciou e continua a influenciar o trabalho de muitos designers.

A revista Ray Gun influenciou toda uma geração de designers, graças ao trabalho de Carson experimental e distinto.

A revista Ray Gun influenciou toda uma geração de designers, graças ao trabalho de Carson – experimental e distinto.

A revista foi fundada em 1992, na Califórnia, por Marvin Scott Jarrett e orientada pelo trabalho de David Carson, que atuou como diretor de arte nos três primeiros anos da publicação.

O diretor de arte David Carson julgou um artigo sobre Brian Ferry chato demais para ser lido. Então decidiu aplicar a fonte Zapf Dingbats para que ninguém se desse ao trabalho de ler.

O diretor de arte David Carson julgou um artigo sobre Brian Ferry chato demais para ser lido. Então decidiu aplicar a fonte Zapf Dingbats para que ninguém se desse ao trabalho de ler.

Os experimentos realizados por Carson eram caóticos e abstratos, nem sempre legíveis, mas distintos. As matérias da Ray Gun eram sobre música e ícones da cultura pop, e eventualmente a revista acabou se tornando uma fonte confiável para predizer o qual seria o próximo sucesso. Radiohead, Bjork, Beck, Flaming Lips e PJ Harvey apareceram na capa da Ray Gun muito antes de aparecerem nas revistas concorrentes.

Embora o trabalho de Carson tenha estabelecido o conceito visual da revista, nos outros 4 anos após a saída de Carson – a Ray Gun durou 7 anos e produziu 70 edições nesse período –, outros diretores de arte passaram pela revista, entre eles: Robert Hales, Chris Ashworth, Scott Denton-Cardew e Jerome Curchod.

Capas da revista Ray Gun por David Carson (primeira linha) e Chris Asworth (segunda linha).

Capas da revista Ray Gun por David Carson (primeira linha) e Chris Asworth (segunda linha).

Atualmente David Carson cuida de sua própria empresa, a David Carson Design. Marvin Scott Jarret publicou várias outras revistas durante sua carreira, incluindo os títulos Creem, Bikini e Nylon – uma revista de moda nova-iorquina.

Para conhecer algumas das capas da Ray Gun criadas por Chris Ashworth clique aqui.

Anúncios

2 Respostas para “O design rock n’ roll da revista Ray Gun

  1. gostava bastante do projeto gráfico que o David Carson fez para Trip tbm, lembrava bastante a capa dessa ray gun do dinosaur jr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s