5 tendências do Web Design

A indústria do Web Design permaneceu durante muitos anos marginalizada por designers ferrenhos da mídia impressa, apesar de seu constante crescimento e evolução. A princípio, websites apenas adequavam a linguagem do impresso e adaptavam-na para a tela. Até hoje o design de muitos sites é assim. Mas eis que chegam as boas notícias: o web design não só veio para ficar, mas se tornou complexo com as ferramentas de interatividade e acabou criando sua própria linguagem. A Smashing Magazine publicou cinco tendências do Web Design a partir do cenário atual, onde a Web, apesar de seu público jovem, não é mais uma brincadeira de amadores.

Layouts e interfaces mais intuitivos

Uma das tendências é criar designs com interface e navegação mais intuitivos. Isso significa usar atalhos que economizem tempo e paciência de quem acessa o site e bom senso na aplicação de comandos de navegação.

9GAG é uma rede social de compartilhamento de imagens. Usuários ou clientes podem ir para a imagem anterior e a próxima usando as teclas k e j respectivamente, ou usando o scroll do mouse.

9GAG é uma rede social de compartilhamento de imagens. Usuários podem ir para a imagem anterior e a próxima usando as teclas k e j respectivamente, ou usando o scroll do mouse.

Do impresso para a tela, com criatividade

Outra tendência é o uso de conceitos de mídia impressa reformulados para web, com mais criatividade e embasamento. Os layouts de websites que seguem essa tendência geralmente lembram revistas ou posters, com títulos fortes, colunas de texto, destaques e imagens inteligentes.

Horizontalismo, uma nova forma de navegação

Com o surgimento de dispositivos touch screen, como é o caso do iPad, telefones celulares e afins, a tradicional navegação vertical está mudando. Essa tendência conhecida por designers como horizontalismo, ainda é complicada de se navegar usando o mouse tradicional que é feito para navegar verticalmente, mas com os novos dispositivos é algo a ser considerado ao estruturar o layout e navegacão de um site.

Your auxiliary, é o site de um escritório de design feito no sistema site de uma página só. Conforme o a pessoa clica ela se desloca para um novo espaço na mesma página. Site criativo e interessante.

Your auxiliary, é o site de um escritório de design feito no sistema site de uma página só. Conforme o a pessoa clica ela se desloca para um novo espaço na mesma página. Site criativo e interessante, dá a sensacão de se estar navegando em um mural do escritório.

Tipografia rica e marcante

Graças ao atributo @font-face e serviços como o Typekit, a tipografia ganhou nova força na Web. De acordo com a Smash Magazine, “o futuro é grande, ousado e tipográfico.” Esquecida por alguns web designers por conta das antigas limitações de fontes HTML, com os novos recursos isso está mudando.

O The Saint John’s Bible é um dos melhores usos da serifa na web, o que torna o visual das páginas marcante. Talvez peque por excesso de estilos de texto, mas no geral é bem interessante.

Website The Saint John's Bible.

Website The Saint John's Bible.

Vídeo e animação

Cada vez mais empresas de branding estão planejando identidades visuais animadas por conta das mídias digitais. Pequenas empresas possuem podcasts e canais no Youtube para divulgar seus serviços. Com as redes sociais e blogs todos podem se tornar geradores de conteúdo e as empresas estão usando isso para acrescentar valor à sua imagem. Conhecimentos de vídeo, áudio para trilhas e animação se tornam cada vez mais necessários para incrementar sites.

Para encerrar

É fato que o Web Design hoje é mais rico, melhor e mais direcionado a experiência do usuário. Os designers estão com cada vez mais ferramentas para a criatividade e isso tem se refletido em trabalhos inspiradores e originais pela web. Essas tendências são apenas algumas das novidades que podemos esperar do que parece ser uma nova era do Web Design.

Fonte: Link. Acesso em 20 ago. 2010.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s