O valor de ser você mesmo e a criatividade

Não se apague: valorize aquilo que te torna diferente.

Não crie barreiras entre você e sua criatividade: valorize o que te torna diferente.

Da mesma forma que o profissional tem acesso a tecnologias baratas para divulgar e produzir seu trabalho, ele também compete globalmente com outros designers. Conhecimento técnico de softwares já foi uma vantagem. Hoje, o diferencial de um profissional para o outro  é a criatividade. A questão passou a ser como você interpreta as ferramentas ao invés de só apertar botões.

Por isso, cada vez mais empresas procuram por “profissionais criativos” e o mais interessante é que a maioria delas não está preparada para um profissional desse tipo, que vai provocar mudanças no ambiente corporativo. A ironia é que criatividade implica em mudança.

Essa qualidade se tornou um diferencial profissional em uma estrutura – educacional e social – que ‘forma’ o indíviduo para viver dentro de um modelo que não o respeita, nem admite sua personalidade. A tecnologia, que deveria ser usada para coisas úteis acabou emburrecendo, automatizando e silenciosamente, sequestrou a capacidade de abstração de muita gente por aí.

Para sair do caminho comum de muitas imagens 100% digitais, designers tem associado técnicas manuais aos softwares a partir de scanners e câmeras digitais para personalizar os trabalhos com um visual único, e o resultado é sensacional. O designer Stefan Sagmeister ilustrou muitos tipos manualmente ao longo de sua carreira e Paula Scher da Pentagram também usa recursos manuais em seus trabalhos.

Em uma profissão onde as ideias são commodities, ter a própria cabeça é a alma do negócio.

Anúncios

2 Respostas para “O valor de ser você mesmo e a criatividade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s