A polêmica do novo projeto de Christo, Over the River

A controvérsia atinge o projeto de 50 milhões de dólares Over the River (Sobre o Rio), que consiste em suspender mais de 9 km de tecido prateado em seções do Rio Arkansas, nos Estados Unidos. O projeto, de autoria dos artistas Jean-Claude e Christo ainda não foi aprovado, mas se for, a instalação ocorrerá durante duas semanas de 2013.

Simulação do projeto, disponível no site dos artistas.

Simulação do projeto, disponível no site dos artistas.

Mas antes, eles terão que se entender com uma oposição crescente ao projeto formada por moradores de cidades ribeirinhas onde a instalação será feita e outros cidadãos preocupados com o impacto ambiental do projeto – que atrairá muitos turistas e modificará o ambiente durante sua instalação e exposição.

O Federal Bureau of Land Management, órgão estatal responsável por viabilizar o projeto, publicou um elaborado estudo de 1.400 páginas realizado por Christo detalhando todos os problemas e as soluções possíveis relacionadas ao projeto.

Reuniões públicas nas cidades de Salida, Cañon City, Cotopaxi e Denver reuniram milhares de cidadãos preocupados e o FBLM criou um espaço para colher opiniões dos cidadãos na internet e até extendeu o período de comentários para o dia 14 de setembro. O resultado da decisão sairá em fevereiro de 2011.

Se parte da população está preocupada, a outra parte vê o projeto como uma oportunidade comercial. Estima-se que durante o período de exposição, turistas gastarão mais de 120 milhões de dólares na região e muitos comerciantes locais estão de olho nessa soma.

Em entrevista, Jack Chivvis, artista e morador da região comenta: a maior parte dos locais demarcados para a instalação são apenas montes de pedregulhos. Não são locais intocados. Mas, seja qual for a decisão, ele nos forçou a olhar o canyon de uma maneira completamente diferente. Nos fez pensar no porquê amamos o Rio e o que o torna tão bonito.”

Para ver o site dos artistas, acesse Jean-Claude & Christo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s