A responsabilidade da comunicação visual

Basta ter para ser. Você concorda com essa realidade?

Basta ter para ser. Você concorda com essa realidade?

Achamos lindo entrar em um supermercado e ver que existem 20 marcas diferentes de desodorante, 15 tipos de amaciante, 10 recheios de torta e 30 variedades de nuggets. Sentimos que temos opção, que podemos escolher. Eu sinto que o mundo vai acabar: não é possível ter tanta oferta, tantos produtos, tanta inutilidade que vira lixo em menos de cinco minutos e não ter nenhuma consequência.

Outra situação difícil ocorre em época de eleição. Comunicadores e empresários ganham muito dinheiro com todo tipo de material produzido para as campanhas dos candidatos que muitas vezes só querem aparecer e ganhar o dinheiro do contribuinte. E o que comunicador faz? Ajuda o político a atingir seu objetivo. É o compromisso do comunicador com seu cliente e isso se aprende na faculdade: com um briefing bem elaborado você vai atingir o objetivo do seu cliente.

Afinal, que tipo de sociedade estamos construindo?

A comunicação visual também é uma forma de alfabetização. E as pessoas estão aprendendo: a produzir mais lixo, a ler menos, a ter o dinheiro e a beleza como os grandes dois valores da vida e a construir um mundo insustentável – do ponto de vista humano, ético e ambiental.

Quem trabalha com comunicação visual não tem um compromisso exclusivo com seu cliente, mas com a sociedade, o mundo e principalmente, com a sua dignidade.

E você, o que acha?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s