SAIBADESIGN entrevista: Massimo Gammacurta

O fotógrafo e escultor, Massimo Gammacurta.

O fotógrafo e escultor, Massimo Gammacurta.

A especialidade do fotógrafo Massimo Gammacurta são os stills conceituais. Formado em fotografia na Escola Cine TV Roberto Rossellini, Gammacurta é influenciado pelo movimento futurista e a arte do grafite, além dos filmes de Fellini e Pasolini.

Seu portfolio inclui clientes editoriais e trabalhos de publicidade. Alguns de seus clientes são: Forbes Magazine, Nike, Lexus, Wieden & Kennedy, Surface Magazine e Esquire UK. Gammacurta ganhou diversos prêmios por sua fotografia criativa e provocante.

Em seu mais recente trabalho lolli-POP, que virou livro, Gammacurta não só fotografou, mas tambem esculpiu os pirulitos de açúcar em formato de marcas famosas. Na última semana, o SAIBADESIGN teve a oportunidade de conversar com o fotógrafo e saber mais sobre suas inspirações e o processo criativo de lolli-POP.

O que motiva e inspira seu trabalho?

Minha motivação é sempre a mesma: buscar por novas técnicas que permitam criar imagens desafiadoras, principalmente, imagens que tenham duplo sentido, que provoquem impacto por sua originalidade. Já a inspiração vem de situações simples, como ir a um museu, ver televisão ou até mesmo ler um livro, é nessas situações que tenho ideias interessantes para o meu trabalho.

Qual é a sua maior preocupação em uma imagem?

Originalidade. Eu não quero aborrecer ninguém ou me entediar com o meu trabalho, então procuro me desafiar e desafiar o meu observador para que a originalidade e o impacto se renovem a cada imagem.

Acho que atualmente a tecnologia permite infinitas possibilidades técnicas, mas grandes ideias não são geradas por um computador.

Duas imagens da série de fotografias sobre Anorexia, onde os furos dos objetos são reais, e segundo o fotógrafo, foi o trabalho mais que lhe deu a "maior satisfação".

Duas imagens da série de fotografias sobre Anorexia, onde os furos dos objetos são reais, e segundo o fotógrafo, foi o trabalho mais que lhe deu a "maior satisfação".

Com quais marcas você gostaria de trabalhar atualmente?

Louis Vuitton, Hermes, Chanel.

É verdade que você fez todos os pirulitos sozinho? Onde aprendeu a fazer isso?

Sim, eu mesmo esculpi os pirulitos em açúcar para fotografá-los. Fiz todas as esculturas sozinho. Primeiro fui aprender a fazer doces em uma fábrica de balas e doces durante um tempo, e apesar de difícil, foi necessário para que  o resultado do projeto ficasse de acordo com as minhas expectativas.

Mas a produção dos pirulitos, aconteceu de uma maneira completamente sem método. O pirulito que produzi em um dia bastante úmido, que tinha tudo para ficar esquisito, acabou sendo o mais interessante do livro.

Qual é o conceito de lolli-POP?

Meu principal objetivo nesse trabalho foi unir uma necessidade básica, que é o alimento, com a identidade visual de grandes empresas, para que as pessoas se questionem sobre que é realmente essencial e aquilo que elas são condicionadas a achar essencial. Não me importa se o trabalho provocar reações de amor ou ódio, desde que as emoções sejam fortes e o observador reflita sobre as imagens.

Lolli-pop é o ultimo trabalho conceitual fotográfico do italiano Massimo Gammacurta. As marcas são doces para o paladar e a visão, nos pirulitos inusitados de Gammacurta.

Lolli-pop é o ultimo trabalho conceitual fotográfico do italiano Massimo Gammacurta. As marcas são doces para o paladar e a visão, nos pirulitos inusitados de Gammacurta.

Qual projeto te deu a maior satisfação?

Minha série de imagens sobre anorexia. Foi interessante conscientizar as pessoas sobre o perigo da doença usando meu trabalho e tecnicamente também foi interessante porque fiz tudo na câmera – os furos nos objetos eram reais e foram imagens bastante desafiadoras.

Quais são maiores desafios em um projeto autoral?

Acho que o principal desafio é ter a ideia do projeto, para daí descobrir como executá-lo e finalmente obter o conhecimento técnico para torná-lo realidade. Outra coisa importante é não seguir tendências, mas sim desenvolver ideias e criar suas próprias tendências para que outros as sigam

Um de seus editoriais mais artísticos, Sunglasses Story, mostra diversos óculos de designers como se fossem a janela de um voyer, que revelam atividade sexual em espaços públicos.

Um de seus editoriais mais artísticos, Sunglasses Story, mostra diversos óculos de designers como se fossem a janela de um voyer, que revelam atividade sexual em espaços públicos.

O que os próximos meses reservam para você?

Pretendo fotografar mais, já estou fazendo uma nova série de esculturas e estou tentando conseguir um distribuidor na Ásia para o meu livro, lolli-POP.

Dê um conselho para quem está começando na área.

Seja você mesmo, preze a originalidade e trabalhe com afinco.

Clique para visitar o portfolio de Gammacurta.

Uma resposta para “SAIBADESIGN entrevista: Massimo Gammacurta

  1. Pingback: Novidade: SAIBADESIGN TV « SAIBADESIGN·

Deixe um comentário

