SAIBADESIGN TV entrevista: Luiz Iria, um mestre da infografia

O SAIBADESIGN TV entrevistou Luiz Iria, um dos profissionais que ajudou a estabelecer a linguagem infográfica no Brasil.

O SAIBADESIGN TV entrevistou Luiz Iria, que colaborou de forma decisiva para o estabelecimento da linguagem da infografia no Brasil.

Luiz Augusto Barbosa dos Santos Iria — o Luiz Iria — colaborou de forma decisiva para o estabelecimento da linguagem da infografia no Brasil. Seu estilo de ilustração é bastante distinto — o traço realista dita o sentido da leitura para o observador ao sugerir movimento, ritmo visual e, claro, informação.

Iria conquistou seu lugar no mercado “pelo próprio talento”, mas não se esquece dos que contribuíram na sua trajetória: “eu gosto de valorizar as pessoas com quem tive a oportunidade trabalhar e que me ajudaram a construir essa história, sou muito grato a esses profissionais.”

Antes de trabalhar na Editora Abril, Iria passou quatro anos em um estúdio de ilustração, aprendendo técnicas e lapidando seu talento.

Quando já estava na Abril, o então o diretor de redação, Eugênio Bucci, começou a trazer a linguagem da infografia para a editora.

Bucci visitou jornais espanhóis e norte-americanos e trouxe os profissionais para ministrar palestras e workshops sobre infografia.

Foi quando Iria foi apresentado à linguagem infográfica. “Eu percebi que meu trabalho como ilustrador tinha tudo a ver com a infografia, de juntar a informação, mais a imagem” conta.

Desde o começo, teve chances para aplicar sua determinação. Praticante de artes marciais, ele propôs uma matéria com infográficos sobre o tema para a Revista Super Interessante, e a proposta foi recusada. Iria foi Iria, isto é, persistente. Pesquisou livros de artes marciais, observou os movimentos em academias, depois traçou um infográfico como tinha imaginado e levou a ideia traçada para seu editor. Quando o editor viu o trabalho, adorou a ideia.

A partir daí, várias academias foram visitadas, fotografadas por um repórter e a ideia de Iria ganhou oito páginas na Super. Pouco tempo depois, esse mesmo infográfico ganhou ouro na categoria de esportes no Malofiej (equivalente ao Oscar da infografia). “Quando sei que uma ideia é boa, sou persistente e esse é um dos segredos para se chegar lá”. A imagem do infográfico, o trabalho mais importante de sua carreira, ele guarda para um projeto futuro, provavelmente um livro.

Hoje, Diretor do Núcleo de Infografia da Editora Abril, Iria acrescenta com um sincero sorriso: “eu sou muito feliz aqui”.

Além da entrevista do blog, o SAIBADESIGN TV gravou em vídeo o encontro com Luiz Iria na Editora Abril, que você pode ver agora.

Não deixe de visitar o blog de Luiz Iria, o Infografiria.

Anúncios

5 Respostas para “SAIBADESIGN TV entrevista: Luiz Iria, um mestre da infografia

  1. Pingback: Tweets that mention SAIBADESIGN TV entrevista: Luiz Iria, um mestre da infografia « SAIBADESIGN -- Topsy.com·

  2. Pingback: Superinteressante: a revista dos infográficos « SAIBADESIGN·

  3. Pingback: Luiz Iria e a infografia no Brasil « Infografia em base de dados·

  4. Pingback: Entrevista a Luiz Iria | visualização da informação·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s