David Carson: design movido a intuição

O designer e surfista David Carson.

O designer e surfista David Carson.

David Carson nasceu na cidade de Corpus Christi no Texas, mas passou boa parte de sua juventude no sul da Califórnia, onde ele era professor em um colégio.

Envolvido com a cultura underground do surfe, ele passou a experimentar com o design a partir dos anos 1980.

Paralelo ao seu com trabalho com o design, Carson manteve o surfe como uma forma de “recarregar as baterias” e em 1989 ele foi eleito o nono melhor surfista do mundo.

Seu estilo, carregado de uma tipografia distorcida e experimental, profundamente influenciada pela intuição, permitiu que Carson trabalhasse em diversas publicações de surfe e cultura underground, como foi o caso das revistas Transworld Skateboarding, Beach Culture, How Magazine e RayGun.

O trabalho que Carson realizou na RayGun foi o que lhe deu mais reconhecimento por ter um público maior.

Com o sucesso de RayGun e trabalhos realizados para o New York Times e a revista Newsweek, Carson montou seu próprio estúdio, o David Carson Design, em 1995.

Hoje, David Carson é considerado um dos designers gráficos mais influentes do mundo. Além dos diversos prêmios que ganhou durante sua carreira, Carson também escreveu livros sobre design, entre eles: The End of Print (com Lewis Blackwell) e The Rules of Graphic Design.

A tipografia descontruída e retorcida de Carson nas páginas da revista Ray Gun.

A tipografia descontruída e retorcida de Carson nas páginas da revista Ray Gun.

Muitas revistas se referem ao designer como o ‘mestre da tipografia’. A revista I.D. incluiu o Carson na lista dos Designers mais inovadores da América. Já a aclamada revista Emigre dedicou uma edição inteira ao trabalho do designer.

Sua longa lista de clientes inclui: American Express, AT&T, Atlantic Records, Budweiser, CNN, Levi’s, MTV, Sony, Toyota, Warner Bros., Xerox, entre outros.

O estilo de Carson é distinto e experimental.

O estilo de Carson é distinto e experimental.

“Quando crio um layout penso em quem é o público, qual sua linguagem visual, o que estão vendo, como comunicar e reforçar visualmente o que está escrito, ou é dito, e como se destacar da concorrência naquele campo.”

Carson viaja pelos Estados Unidos e o mundo, participando de seminários e conferências sobre Design Gráfico e Tipografia. E ainda encontra tempo para surfe, uma de suas paixões.

Trabalhos de David Carson.

Trabalhos de David Carson.

“Eu posso viver do meu hobby e me sinto sortudo nesse sentido. Como Marshall McLuhan disse, se você está completamente envolvido naquilo que faz, não é mais trabalho, é brincadeira ou lazer. Eu surfo no mar caribenho todo inverno. Tem um point break perfeito em frente ao meu quintal. Confiro as notícias do surfe, que me ajuda a recarregar as energias”, conta.

Para ver outros trabalhos de Carson, visite: David Carson Design.

Anúncios

Uma resposta para “David Carson: design movido a intuição

  1. Pingback: Tweets that mention David Carson: design movido a intuição « SAIBADESIGN -- Topsy.com·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s