Blog da Impacta Entrevista: Rita Aprile

De acordo com Rita Aprile – criadora do SAIBADESIGN e idealizadora da nova Certificação Impacta -, o Diretor de Arte traduz o conceito criativo em peças que irão compor uma campanha, no caso da publicidade. “No cinema e na televisão o ofício se torna ainda mais dinâmico. Não se trata de um layout estático, mas do movimento contínuo dos frames: cada quadro é um layout e o diretor de arte coordena diferentes elementos visuais, que combinados, resultam na estética desejada”, explica.

O profissional e a profissão

O Diretor de Arte cria e desenvolve a imagem da empresa frente ao mercado, agindo como uma espécie de personal stylist. “Em um mundo onde as imagens são nosso segundo idioma, o trabalho de um diretor de arte torna-se essencial para todas as empresas que desejam manter uma comunicação coerente”, afirma Rita.

Quando se trata do caminho profissional a ser escolhido pelo Diretor de Arte, as opções são variadas: é possível atuar em agências, escritórios de comunicação visual, cinema e produtoras de tv. No entanto, Rita explica que ainda mais opções vem por aí. “Apesar das áreas mais conhecidas, as novas mídias estão dinamizando e transformando o mercado de direção de arte que se amplia cada vez mais, exigindo cada vez mais especialistas”, comenta.

ICS Direção de Arte

Idealizadora do projeto, Rita aponta que o conceito que permeou a criação do ICS Direção de Arte surgiu da observação do mercado e de diferentes instituições de ensino e suas deficiências. “Busquei fora do Brasil a teoria, mas foi no dia-a-dia profissional que soube combinar a teoria à prática”, comenta.

O ICS utiliza um módulo inicial de teoria, o Direção de Arte – Conceitos, que é concluído com a criação de um stop motion pelo aluno. Já o último treinamento disponível na certificação é o Laboratório de Direção de Arte, um curso que tem por objetivo o uso de laboratórios para o aluno lidar com diferentes situações profissionais que irão compor seu portfólio – que será julgado pelo instrutor para aprovação na certificação.

No entanto, Rita deixa um aviso a respeito das certificações. “Para os alunos, pode ser o pontapé inicial para o início de carreira, mas lembro que Direção de Arte é um ofício que leva a vida toda para se aprender. Não é um curso ou faculdade que faz o diretor de arte. É ele mesmo”, afirma.

Fonte: Blog da Impacta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s