Manifeste-se enquanto você ainda pode

Nunca o compartilhamento de arquivos e  a liberdade de expressão foram tão ameçados quanto nas últimas semanas. Vários sites protestaram com apagões, como foi o caso da Wikipédia, enquanto outros foram fechados e seus donos acusados, como foi o caso do site Megaupload, responsável por 4% de todo o tráfego mundial na internet.

Esses fatos bizarros estão acontecendo em função de projetos de lei conhecidos como Pipa (Protect Intellectual Property Act) e Sopa (Stop Online Piracy Act). Ambos visam combater a pirataria online, isto é, o uso não autorizado de conteúdo protegido por copyright.

O principal alvo são os sites de pirataria estrangeiros, que estão fora do alcance da jurisdição americana. Mas a estratégia para combater a pirataria é dar aos juízes poder de mandar tirar sites inteiros do ar e impedir empresas financeiras e de publicidade de continuar a fazer transações comerciais com esses sites caso algum conteúdo não autorizado seja encontrado ali.

Isto valeria para qualquer publicação que qualquer pessoa faça em qualquer site. Ou seja, se uma só pessoa postar algo não autorizado no YouTube, por exemplo, um juiz poderia decidir tirar todo o YouTube do ar imediatamente. Simples assim.

De um lado dessa guerra de titãs estão as empresas de internet, e do outro lado estão as empresas de entretenimento e de mídia, como os estúdios de Hollywood, as gravadoras e os conglomerados como a News Corporation de Rupert Murdoch, dona do “Wall Street Journal”. A velha mídia tem um lobby poderoso junto ao Congresso, enquanto a nova mídia é neófita em política, mas sabe mobilizar o público online como ninguém.

Fonte: Tecnologia UOL.

É fato que a internet mudou para sempre e reduziu o faturamento das indústrias do cinema, música entre outras, mas não podemos  simplesmente andar 20 anos para trás.  A internet só mostrou a fragilidade dessas indústrias… será que não seria mais sábio encontrar formas de combater a pirataria que fossem mais efetivas do que projetos de leis irreais?

A mudança é a chave para a sobrevivência em qualquer mercado, e os envolvidos na criação do SOPA e do Pipa não estão pensando nas pessoas, apenas no dinheiro. Por isso, é importante não deixar o assunto esfriar e se manifestar de forma efetiva a favor da liberdade de expressão. Nós da SAIBADESIGN achamos que estes são tempos obscuros que mostram a falência de instituições que valorizam números antes da liberdade e estamos de luto por ela.

Manifeste-se enquanto você ainda pode.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s