Tibor Kalman: design gráfico com ousadia e criatividade

Tibor Kalman foi um designer gráfico reconhecido pelo seu trabalho ousado e criativo como editor-chefe na revista Colors. Kalman nasceu em Budapeste e mudou-se para os Estados Unidos em 1956, quando ele e sua família tiveram que escapar da invasão soviética. Mais tarde, estudou jornalismo na NYU mas largou o curso. Daí foi trabalhar em uma pequena livraria, que se tornou nada mais, nada menos do que a Barnes & Noble. Kalman acabou se tornando o editor de arte da B&N. Em 1979, Kalman, Carol Bokuniewicz e Liz Trovato criaram a firma de design M&Co que trabalhou com clientes como Limited Corporation, a banda Talking Heads entre outros.

Kalman também trabalhou como diretor de criação da revista Interview no começo dos anos 1990, época em que se tornou editor-chefe da revista patrocinada pela Benetton, Colors, mas em 1995 um linfoma o fez afastar-se do trabalho e em 1999 Kalman perdeu a luta para o câncer.

Hoje, a influência da M&Co ainda é forte, pelo seu conjunto de trabalhos e por muitos designers, como Stefan Sagmeister, Stephen Doyle, Alexander Isley, Scott Stowell e Emily Oberman, que trabalharam lá e acabaram abrindo seus próprios estúdios em Nova York. Howard Milton e Jay Smith que trabalharam com Kalman em 1979 saíram para fundar a Smith & Milton em Londres. Kalman era um dos 33 assinantes do manifesto First things First.

Fonte: Wikipedia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s