Um sonho que virou escola de design

A SAIBADESIGN teve o prazer de receber a Revista Entremundos em fevereiro passado, e o resultado da visita foi uma bela matéria sobre a escola e seus profissionais. Confira.

No sábado passado fui conhecer a SAIBADESIGN, escola de design recém-inaugurada aqui em São Paulo, que oferece cursos teóricos e práticos com o objetivo de ampliar o repertório dos alunos nas áreas de arte e design. Num mundo em que o conceito (e a prática) de convergência se expande cada vez mais, a proposta não poderia ser mais atual.

Lá, conversei com a Rita Aprile, idealizadora do projeto e diretora da escola. Foi um bate-papo muito interessante no qual ela detalhou sua proposta, que vai muito além de treinar o aluno, entregar-lhe um certificado de conclusão de curso e torcer para que ele se dê bem na profissão escolhida. “Queremos proporcionar um processo de aprendizado integrado e acompanhar o desenvolvimento profissional dos ex-alunos, resume.

Veja, abaixo, os principais pontos de nossa conversa.

Qual é a proposta da sua escola de design?

A SAIBADESIGN nasce de uma necessidade dos alunos, de pessoas que querem se especializar e se tornar bons profissionais. Nosso foco não se restringe a apenas ensiná-los a operar um software, manusear um equipamento, conhecer técnicas, fornecer um certificado e desejar-lhes boa sorte! Queremos ir além. Nosso objetivo é que os alunos passem, efetivamente, a dominar o conhecimento nas suas áreas de interesse e aptidão, que expandam sua criatividade e que desabrochem no mercado.

Como este objetivo pode ser alcançado?

Acreditamos na integração e na convergência. Por isso, nossa atenção se estende aos ex-alunos, que sempre poderão recorrer à escola para pedir opiniões e obter orientação. Queremos prepará-los para o mercado, acompanhar o seu desenvolvimento profissional e contribuir para o seu sucesso. Por que não tem nada pior do que começar num emprego e queimar o filme por falta de orientação, seja depois de um curso livre ou de uma graduação. Resumindo: a SAIBADESIGN quer ser reconhecida como uma escola compromissada também com resultados. Este é o nosso maior diferencial.

É importante destacar, porém, que não é apenas um curso que forma um profissional. É ele que se faz. Os cursos são uma forma organizada de facilitar o processo, de mostrar ao futuro designer o que ele precisa saber para desempenhar bem a sua atividade e quais os melhores caminhos a trilhar. O resto fica a cargo de seu talento e força de vontade.

Quais são os cursos de design oferecidos e no que eles são diferentes do que existe no mercado?

Nossos cursos cobrem seis áreas: áudio e sound design, desenho e ilustração, direção de arte (mídias digitais, mídia impressa e cross media), design editorial, fotografia e história da arte.

A diferença começa na seleção dos professores. Todos têm ótima didática, dão ou já deram aula nas maiores escolas de design de São Paulo e adaptaram sua experiência à nossa proposta. Além disso, todos atuam profissionalmente na área e têm destaque no mercado. Isso é fundamental para que os professores saibam mostrar ao aluno como ele poderá usar na prática, em sua vida profissional, os conceitos aprendidos em sala de aula.

Outro diferencial é que alguns cursos são ministrados por mais de um professor. Por exemplo: em direção de arte cross media, dão aulas um profissional especializado em mídia impressa, outro em interfaces digitais e um terceiro em produção de áudio. Isso porque o diretor de arte precisa entender como pensa cada um destes profissionais, precisa saber integrar o pensamento de cada um para poder brifá-los com competência e levar todos a obter um bom resultado. Ou seja, ele oferece o melhor de cada área em um curso só.

Seja qual for a especialidade, todos os cursos são divididos em duas etapas. A primeira é o curso livre, teórico, em que o aluno aprende os conceitos fundamentais da sua área. A segunda, chamada de portfólio, foca-se em atividades práticas. O aluno só conclui o curso quando tiver um portfólio pronto.

Quem são os profissionais da SAIBADESIGN?

Temos uma equipe de professores com reconhecida competência em suas áreas de atuação, tecnicamente qualificados, mas também abertos ao novo, ao experimento, ao conhecimento.

De todos os listados por Rita Aprile, destaco três profissionais cujo trabalho conheço e acompanho.

Jorge Henrique – Designer gráfico, ilustrador e artista plástico, trabalhou muito tempo em publicidade até direcionar sua carreira para o meio artístico. Sobre ele, Rita disse: “Seu trabalho é excepcional, especialmente com pigmentos, aquarela, com um realismo suave.” Em tempo: Jorge e eu nos conhecemos há uns 20 anos; nesse período, acompanhei a evolução de seu trabalho e aprendi a admirá-lo. Recentemente, publicamos aqui na Revista Entremundos uma crônica da jornalista Rosi Mallet ilustrada com algumas de suas aquarelas.

Frederick Pallinger – Considerado por muitos do meio como o melhor ilustrador de aves de rapina da América Latina. Não é pouca coisa! Fred faz seus desenhos baseado em muita pesquisa científica e também em seu hobby de criador de aves de rapina. Com um estilo hiper-realista, trabalha muito com ilustração digital, embora sua formação inicial seja em desenho a mão livre.

Eduardo Agni – Designer de interfaces da Design Tutu, consultor e palestrante. Na Campus Party Brasil 5, deu uma palestra sobre design emocional. Escreve para o site iMasters.

Antes que me esqueça: a Rita também dá aulas na SaibaDesign (“gosto de colocar a mão na massa”, diz). Graduada em Publicidade e Propaganda na Universidade Mackenzie e em Design de Fotografia na Escola Panamericana de Arte, desenvolve projetos de comunicação cross media há mais de 10 anos. É, também, diretora de criação e fotógrafa na Pisces Comunicação.

Quer conhecer outros profissionais que trabalham para a SAIBADESIGN? Acesse este link.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s