Quente, frio ou neutro? Selecionando cores a partir da temperatura

A temperatura de cor não está relacionada a temperatura do ambiente ou a sua temperatura corporal. Trata-se da percepção que temos das cores. E a temperatura de cor também é uma maneira de selecionar ou analisar cores em uma peça.

As matizes frias são, em essência, verde, azul e roxo. São as cores da noite, da água, da natureza e são geralmente calmantes, refrescantes, relaxantes e reservadas. O azul é a única cor primária nas cores frias, o que significa que as outras cores frias são criadas a partir da mistura do azul com cores quentes (amarelo para obter verde e vermelho para obter o roxo). A cor verde possui alguns dos atributos do amarelo e o roxo do vermelho. Usar as cores frias em uma peça pode transmitir calma ou profissionalismo.

Mas você também pode usar as cores frias para provocar sensações negativas como desinteresse, tristeza, depressão e até sonolência.

As cores quentes incluem vermelho, laranja, amarelo e variações das três cores. São as cores do fogo, do outono, por-do-sol e nascer do sol, e geralmente são energizantes, passionais e positivas. O vermelho e o amarelo são cores primárias e não são combinadas pela mistura de uma cor fria com uma cor quente. Aplicar cores quentes na sua peça pode transmitir paixão, alegria, entusiasmo e energia.

Por outro lado, elas também podem transmitir exaustão, raiva, ódio, saturação, etc.

Já as cores neutras (preto, branco, cinza e suas variações) costumam ser combinadas com cores mais brilhantes para ressaltar o efeito da cor quente ou fria; ou para tornar o layout mais sofisticado. Os significados das cores neutras são bastante afetados pelas cores que as cercam, sejam quentes ou frias.

Anúncios

6 Respostas para “Quente, frio ou neutro? Selecionando cores a partir da temperatura

    • Olá Mariane, obrigada por comentar. O marrom comum é uma mistura de vermelho e verde (mas pode ser obtido a partir de outras misturas de cores), e dependendo da quantidade de vermelho ou verde na mistura da matiz marrom, ele naturalmente penderá para o quente e para o frio e o mesmo vale para o bege, que é amarelado, e embora possua bastante branco ainda assim acaba sendo mais quente que o branco, o cinza ou preto.
      No entanto, as cores estão sujeitas a avaliações subjetivas, e sendo assim, o texto busca trazer informações de consenso geral, mas a autora não descarta a possibilidade de outras interpretações.

  1. eu sempre achei o roxo e o verde cores coringas, podem ser tanto quentes quanto frias, dependendo da intensidade de suas cores primarias… ou da composição em que elas tiverem inseridas… mas é uma percepção minha, e sei que é muito pessoal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s